TPM

TPM: como aliviar os sintomas principais?

Em média, uma mulher tem 450 ciclos menstruais ao longo da vida. Muitas delas sofrem os mais diversos sintomas em todos eles. Fortes dores abdominais, cólicas, enxaqueca, inchaço, humor extremamente sensível, falta total de disposição, depressão e choro frequente são os mais comuns. Por esse motivo, a busca por maneiras de aliviar os sintomas da TPM é enorme.

Em alguns casos, esses efeitos chegam a deixar a mulher incapacitada para realizar simples tarefas e diminuem muito seu rendimento no estudo ou trabalho. Se você também deseja saber como passar por esses períodos sem os terríveis incômodos tão característicos, não deixe de acompanhar as nossas dicas!

Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos faz bem tanto para o corpo quanto para mente. Isso porque, durante a atividade, o organismo libera endorfinas, que promovem sensação de prazer, bem-estar, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e, ainda, diminuem o inchaço comum da TPM.

Vale ressaltar que o ideal são os exercícios moderados, pois os intensos podem agravar os sintomas. Portanto, aposte na natação, hidroginástica, ciclismo, caminhada e corrida leve.

Consuma alimentos ricos em magnésio, cálcio e vitamina C

Mesmo que você já siga uma dieta saudável, é preciso reforçar a ingestão de alguns nutrientes no período menstrual. Vejamos os mais importantes:

Magnésio

Por regular o funcionamento do organismo como um todo, o magnésio é excelente para aliviar os sintomas da TPM. Ele ajuda a diminuir cólicas, sensibilidade nos seios, câimbras e retenção de líquido. Então, inclua os seguintes alimentos em sua dieta: abacate, folhas verde-escuras, banana, aveia e oleoginosas.

Cálcio

O cálcio contribui para a diminuição das cólicas, da irritabilidade e da depressão. Dessa forma, não deixe de comer vegetais folhosos verde-escuros, sardinha, iogurte natural ou integral, leite e seus derivados.

Vitamina C

A vitamina C auxilia de forma bastante positiva a sensação de bem-estar e, ainda, reduz a ansiedade. Acrescente frutas ricas nessa vitamina em sua alimentação, como: morango, acerola, tomate, kiwi, abacaxi e manga.

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Beba mais água

É importante manter o corpo sempre hidratado, mas, durante a TPM, é preciso dar ainda mais atenção a isso. A ingestão de água combate os inchaços, principalmente na região do abdômen. Portanto, crie a rotina de consumir cerca de 2 litros diários e perceba a diferença no período menstrual.

Procure dormir bem

Busque dormir sempre 8 horas por dia, no mínimo. Afinal, se normalmente uma noite mal dormida pode causar cansaço, indisposição, estresse, irritabilidade e dores no corpo, na TPM tudo isso é intensificado. Logo, procure dormir bem, descansar o corpo e a mente para, assim, ter uma ótima qualidade de vida.

Enfim, grande parte das mulheres sofre muito durante o período menstrual. Porém, é possível aliviar os sintomas da TPM com dicas simples apresentadas aqui. É fundamental praticar atividades físicas, seguir uma dieta adequada, beber muita água e procurar descansar bem todas as noites. Certamente isso contribuirá para amenizar os efeitos e manter o bem-estar todos os dias do mês!

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Onde encontrar?

Você também pode encontrar produtos que auxiliam no combate a TPM aqui.

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