Trabalho remoto: 4 dicas de saúde mental para quem trabalha de casa

A pandemia do novo Coronavírus mudou muitas coisas ao redor do mundo. O isolamento social, importante para reduzir o contágio, fez o termo “home office” ganhar destaque. Essa prática permite o trabalho remoto e, embora tenha sido adotada recentemente por muitas empresas como medida de prevenção ao Covid-19, muitas pessoas já trabalhavam nesse regime.

Seja qual for a sua situação, o fato é: trabalhar em casa pode ser estressante e é preciso uma série de cuidados para preservar a saúde mental. Sendo assim, que tal conferir algumas dicas?

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

1. Respeite o horário de almoço

Pular o horário de almoço ou se alimentar de forma não saudável é um erro comum de quem trabalha em casa. Embora pareça mais cômodo trabalhar direto e pegar qualquer coisa para comer quando a fome bater, esse é um hábito que, a longo prazo, vai atrapalhar tanto a sua produtividade quanto a sua saúde.

Respeitar o horário de almoço, assim como de outras refeições, é essencial. Nossa saúde mental se beneficia quando criamos uma rotina. A falta dela torna as pessoas menos concentradas e mais cansadas. Sendo assim, um bom começo é respeitar os momentos das refeições e optar por alimentos saudáveis.

2. Priorize tarefas

Essa dica também envolve criar uma rotina. O trabalho remoto tem como característica a ausência de um chefe dando ordens diretas sobre as tarefas. Nesse contexto, é normal se perder entre tantas obrigações.

Trabalhar sozinho e em casa dá maior liberdade ao desempenho das tarefas. Entretanto, é preciso cuidado para que essa flexibilidade não se transforme em algo ruim. Por isso, faça uma lista de tarefas e priorize aquelas mais importantes. Isso vai ajudar a manter o trabalho em dia e a mente livre de preocupações e tensões.

3. Tenha um tempo para descanso e lazer

O trabalho é em casa, mas a sua casa não é o trabalho. Sendo assim, tenha momentos de descanso e lazer. É importante que você estabeleça um tempo para utilizar o celular, fazer exercícios, conversar com a família ou qualquer outra atividade prazerosa.

Para além disso, tente criar um regime de alongamento e caminhe a cada hora. Essa atitude vai ajudar a evitar dores nas costas e permitir que sua mente descanse entre uma tarefa e outra.

4. Defina uma zona de trabalho

Saber separar o momento de trabalhar e o de curtir sua casa, quando ambos ocorrem no mesmo espaço, pode ser difícil. Para facilitar, invista na criação de um escritório/zona de trabalho confortável.

Tenha um espaço com os seus instrumentos de trabalho e afaste tudo aquilo que pode funcionar como gatilho para distração. Entretanto, mantenha objetos que façam bem a você. Afinal, é preciso estar confortável para ser produtivo.

Autodisciplina é a palavra-chave quando falamos de trabalho remoto. Minimizar distrações, monitorar e manter a produtividade, equilibrando isso tudo com momentos de descanso e lazer não é uma tarefa fácil. Entretanto, é uma tarefa possível e nossas dicas são úteis justamente por possibilitar isso, preservando sua saúde mental — tão importante nos dias atuais.

Gostou deste texto com dicas de saúde mental para melhorar os dias trabalhando em casa? Então aproveite e assine a nossa newsletter! Assim você vai receber as futuras atualizações na sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.