Aprenda os principais cuidados ao começar uma transição capilar

Você é daquele tipo de mulher que alisa o cabelo, mas vive pensando em abandonar esse hábito? Então, saiba que assumir os fios naturais é um movimento que ganha bastante força entre as pessoas com as madeixas crespas, cacheadas e onduladas. Esse processo se chama transição capilar e demanda paciência e cuidados especiais.

Durante o período, é importante cortar o cabelo à medida que crescem até que os fios se livrem completamente da química, bem aos poucos. Além disso, a maneira como você prende, seca e penteia a madeixa também influencia no formato e na saúde dos seus cachos.

Neste post, mostraremos quais são os principais cuidados ao começar uma transição capilar. Confira!

Invista na hidratação

A escova progressiva costuma danificar os fios. No processo de transição capilar, o problema pode dobrar, já que o cabelo crespo, por apresentar um formato espiral, dificulta a chegada da oleosidade natural à ponta dos fios. Como resultado, a madeixa cacheada é mais seca do que outros tipos.

Para isso, é fundamental investir na hidratação. No mercado, existem vários tipos de cremes que podem ajudar a dar mais brilho e força aos cabelos. Outra dica é investir em produtos naturais, como babosa, abacate, mel etc.

Evite o uso de sacador e chapinha

O uso de secador e chapinha pode ressecar o cabelo — algo que estamos tentando evitar durante a transição capilar, certo? Por isso, evite secar os fios com esses aparelhos. Uma boa dica é usar uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão, massageando os fios com cuidado para evitar o frizz e dar volume.

Para a finalização, utilize um produto que possa auxiliar na definição dos cachos, como estimuladores, gelatinas ou defrizantes no cabelo seco ou úmido para selar as pontas.

Aposte na umectação

Uma técnica que ajuda a deixar o cabelo macio é a umectação. Esse processo usa óleos vegetais, em que a pessoa aplica o produto por todo o fio, inclusive na raiz, e deixa agir por cerca de duas horas.

O óleo de coco é o produto mais usado, mas é possível trocar por outro se preferir, desde que seja vegetal. Esse tratamento nutre os cabelos profundamente, deixando-os mais definidos e macios.

Use produtos adequados

O retorno do fio cacheado, o resultado mais esperado da transição capilar, traz diversos cuidados que devem ser levados em conta de acordo com o tipo de cabelo. Assim, é importante fazer o uso de produtos adequados para estruturar os cachos. Dê preferência aos que têm a função de nutrir os fios, combater o frizz e evitar o ressecamento das pontas.

Agora que você já sabe o que é transição capilar, lembre-se de adotar os cuidados necessários. Para isso, hidrate o cabelo, evite o uso de secador e aposte na umectação. Além disso, outra opção é o big chop, um corte de cabelo que retira toda a parte alisada dos fios. Caso se interesse, não deixe de procurar um cabeleireiro.

Gostou deste texto? Você está iniciando o processo de transição capilar? Deixe um comentário no nosso post e conte para gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.