Quais as melhores opções de tratamento para vitiligo? Descubra aqui!

Você conhece os tratamentos para vitiligo disponíveis atualmente no mercado? Essa doença atinge uma pequena parcela da população e não tem cura, contando apenas com tratamentos tópicos.

Embora não traga mais complicações à saúde, o vitiligo pode ocasionar um desconforto estético no paciente e afetar a sua autoestima.

Quer entender mais sobre a doença e seus tratamentos? Continue a leitura!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

O que é vitiligo?

O vitiligo é a diminuição ou falta de melanina na pele, ocasionando manchas brancas que podem ser isoladas ou espalhadas pelo corpo todo. Essas lesões ocorrem principalmente nos genitais, joelhos, face, cotovelos, mãos e pés.

Trata-se de uma doença autoimune e que acontece em pessoas com predisposição genética, desencadeada por algum estresse ou trauma.

Pode ser classificada em dois tipos: unilateral e bilateral:

  • unilateral: ocorre apenas em uma parte do corpo, geralmente antes do paciente alcançar a maioridade. Pode atingir o rosto e até os cabelos, ocasionando a perda da coloração nos fios;
  • bilateral: atinge as duas partes do corpo e geralmente nas extremidades, como mãos e pés. Ocorre ao longo da vida e tende a se agravar com o tempo.

Quais são as opções de tratamento para vitiligo?

Os tratamentos para vitiligo são longos e limitam-se ao controle apenas dos sintomas da doença. Geralmente, são realizados com o uso de pomadas e loções à base de corticóides, além da fototerapia. A cura definitiva das lesões é muito rara, principalmente quando o processo afeta mais de 50% da pele.

Alguns laboratórios estão investindo em pesquisas para a descoberta de outros tratamentos, baseados em extratos naturais e que podem trazer resultados mais satisfatórios.

Também é importante que o paciente siga algumas recomendações de cuidados com a pele, como ter cuidado na exposição ao sol, evitando o período entre 10h e 16h. Outro cuidado essencial é não esquecer do protetor solar e reaplicá-lo a cada 2 horas quando estiver na praia ou piscina.

Por que é tão importante contar com profissionais e produtos de qualidade?

O diagnóstico do vitiligo é cuidadoso e requer a participação de um profissional competente para que seja feito da maneira correta, considerando as pré-disposições genéticas da pessoa afetada, assim como possíveis quadros de desestabilização emocional, que são os gatilhos para o aparecimento das manchas.

Algumas das descolorações são provocadas por alergias e micoses, descaracterizando assim a doença. Por isso, o médico deve ter a experiência e conhecimento necessários a fim de identificar o real motivo, evitando a proliferação.

Vale lembrar que os tratamentos são tópicos e destinados apenas para a recuperação da pigmentação nas áreas afetadas, nem sempre trazendo os efeitos desejados. Por isso, é essencial que além de um diagnóstico rápido e preciso, sejam usados medicamentos de qualidade que atuem com eficácia na pele.

Outro ponto importante é a necessidade do acompanhamento de fatores emocionais do indivíduo. Se ele ainda apresenta um quadro de estresse ou trauma, as manchas continuam aparecendo mesmo com a aplicação do tratamento.

Neste post, mostramos o tratamento para vitiligo, os motivos que desencadeiam a doença e porque é importante contar com especialistas e produtos de qualidade para manter a pele saudável.

Quer conhecer os melhores medicamentos do mercado? Acesse o link e confira as nossas indicações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.