Treinar em casa: benefícios e dicas para você
Cuidar da mente e do corpo sempre foi importante, mas, em tempos de pandemia, essa necessidade ganhou ainda mais relevância. Treinar em casa, por exemplo, virou rotina para muita gente que enxerga na prática inúmeros benefícios.
Com a rotina bagunçada de uma hora para outra, pode não ser tarefa fácil se organizar e encontrar horários para ter o exercício físico no dia a dia, ou ao menos três vezes por semana. As incertezas sobre o futuro e a nova realidade afetam bastante a disposição, mas o treino é capaz de atuar como um positivo agente transformador.
A seguir, confira os benefícios de treinar em casa, além de dicas sobre como fazê-lo!
Principais vantagens de treinar em casa
Esteja você encarando o modelo home office ou não, os benefícios de treinar em casa durante o período de isolamento são igualmente relevantes. A seguir, confira!
Manutenção do condicionamento físico
Assim como a regularidade dá resultados incríveis, o sedentarismo também tem muito poder. As transformações repentinas representam um convite ao ócio, o que é um risco em médio e longo prazo.
Nesse cenário, a disciplina é muito importante, e buscar evolução em relação a si mesmo é uma ótima dica.
Cuidados com a saúde mental
Isolamento e sedentarismo formam um combo perigoso, capaz de desencadear problemas sérios, como ansiedade e depressão. Assim, considere que o organismo humano produz serotonina e endorfina enquanto se exercita, gerando bem-estar constante.
Atualmente, nossa mente está sendo bombardeada com diversas informações novas e impactantes, muitas vezes negativas. Desse modo, treinar em casa também significa dar atenção ao fator psicológico, tão importante nesses tempos.
Fortalecimento do sistema imunológico
O papel do sistema imunológico é outro que vem recebendo muitos olhares desde a declaração de pandemia pela OMS. Um estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido, afirma que o estilo de vida ativo reduz a probabilidade do aparecimento de doenças.
A atividade física, segundo a pesquisa, estimula a resposta rápida do corpo contra agentes infecciosos desconhecidos, ou seja, que nunca invadiram o organismo antes — caso do novo coronavírus.
Dicas para se sair bem
Quem estava acostumado a frequentar academias certamente sentiu a grande diferença de ambiente. Em casa, não existe o estímulo dos professores nem dos companheiros de treino. Ainda assim, algumas dicas úteis podem ajudá-lo a se sair bem nos exercícios em casa, mesmo nessas condições. Confira!
Estabeleça uma rotina
O cotidiano como um todo exige uma boa readequação diante do novo cenário. Nesse contexto, é fundamental achar aquele tempinho sagrado para o treino em casa. Por isso, organize a agenda de acordo com suas necessidades e preferências de modo a cumprir as atividades e não pular nenhum dia.
Tenha consciência do seu nível de condicionamento
Não pegue tão leve só porque não há supervisão profissional, mas também evite o outro extremo, que é a tentativa de superar os próprios limites de qualquer forma. Os limites de condicionamento indicam a intensidade e o tempo de duração dos exercícios.
Lembre-se dos alongamentos
Tem quem ache muito chato fazer alongamentos antes e/ou depois do treino, mas a dica é não deixá-los de lado. Afinal, essa prática entrega benefícios como:
- prevenção de lesões nos músculos;
- relaxamento;
- ativação da circulação;
- ajuda no aquecimento;
- liberação de tensões musculares;
- maior consciência corporal.
Aposte em exercícios simples
Atividades que se valem do peso corporal são bastante eficientes. Portanto, se estiver na dúvida sobre o que fazer, considere exercícios simples como prancha, abdominais, agachamentos, tríceps banco, flexões, mountain climber, corrida estacionária, burpee etc.
Vista a roupa da academia
Certo, não podemos recriar o ambiente da academia, mas dá para minimizar ao máximo a diferença. Vestir-se como se você fosse sair de casa para treinar incentiva a mente a tratar aquele momento de forma distinta, aumentando a motivação e consequentemente a probabilidade da obtenção de melhores resultados.
É verdade que treinar em casa tem alguns obstáculos, mas eles podem ser facilmente superados. Hoje em dia, aliás, a tecnologia possibilita a consultoria online com profissionais e o acompanhamento de aulas via sites ou aplicativos. Tudo isso torna a rotina de atividade caseira bem mais flexível e divertida.
Gostou do post? Foi útil para você? Se ficou com dúvidas ou tem sugestões, deixe um comentário!