Treino de musculação: saiba onde você pode estar errando
Você é um praticante de musculação e notou que nos últimos meses não tem alcançado os resultados esperados?
O estado de “inércia” em que o corpo entra é normal, principalmente quando você já treina há algum tempo. Quanto mais tempo de prática, mais resistente o corpo fica.
Mas não se desespere, porque esse problema tem solução. Para conseguir resultados expressivos, é preciso tirar o corpo da zona de conforto e dar a ele estímulos diferentes.
Como você faz isso? Acompanhe para descobrir! Por que isso acontece? Confira os principais erros que você pode estar cometendo, impedindo seu corpo de evoluir.
Definição do seu objetivo
O resultado certamente chegará, mas qual é esse resultado? Você sabe o que quer? Tem um objetivo? Se sua resposta foi não, já encontramos a primeira falha.
Identifique seu objetivo, trace uma estratégia para alcançá-lo e siga-a durante um período determinado de tempo. Faça esse planejamento respeitando seu biotipo, seu objetivo e suas limitações.
Não siga o protocolo dos famosos do mundo fitness, porque a estratégia usada por eles não funcionará com você. Cada pessoa tem um objetivo diferente e, obviamente, meios diferentes para chegar ao resultado esperado.
Equilíbrio da dieta e do sono
Replicar a dieta de um famoso bodybuilder ou a da vizinha que emagreceu 10 kg em um mês é um erro comum. Os efeitos de uma dieta são diferentes para cada corpo; então, fazer a dieta de um conhecido não significa que você alcançará os mesmos resultados que ele.
Sua dieta deve ser elaborada para seu organismo, levando em consideração suas características, genética, metas e qualquer alteração da sua saúde. Ela deve ser equilibrada e, se necessário, pode ser combinada com suplementação — mas não se esqueça de que a suplementação vem para auxiliar e não para substituir alimentos sólidos.
O sono também exerce uma grande influência nesse processo, apesar de às vezes ser visto como menos importante por praticantes da musculação.
Durante o treino de musculação ocorre a ruptura dos tecidos, e é somente nos períodos longos de descanso — sono — que acontece o crescimento dos músculos. Este é um dos inúmeros benefícios que o repouso traz, além de proporcionar muito mais disposição para os treinos do dia a dia.
Duração do treino
O treino de musculação longo demais pode ocasionar o overtraining (excesso inapropriado de treino). Porém, ele também não pode ser curto demais.
O mais indicado é um treino com duração de 45 a 80 minutos por dia. Manter um ritmo e uma sequência é essencial para conseguir atingir a meta, e não se esqueça de que o sábado e o domingo também são dias de treino.
Receita para a evolução
Para alcançar seus objetivos, é preciso conciliar tudo o que foi dito anteriormente. Uma boa dieta não funciona sem um sono adequado, assim como uma qualidade na execução dos exercícios — combinados com a carga correta — não é nada se não for seguido o protocolo de dieta e sono.
É uma relação de interdependência: só haverá resultado se cada variável for respeitada e seguida. Conheça seu corpo, mude seus exercícios de 3 em 3 meses e troque a dieta e a suplementação, para que seu corpo não caia na rotina e na estabilidade.
E aí, gostou das dicas? Conseguiu perceber o que tem feito de errado? Manter o corpo saudável e em evolução dá trabalho, mas o retorno é inestimável, não é mesmo?
E se o que você quer é queimar gordura — ou até mesmo conquistar a hipertrofia —, não deixe de conferir o post que preparamos sobre a ioimbina, um componente químico que pode fazer uma grande diferença na conquista de seus objetivos.
Onde encontrar?
Você encontrar produtos para auxilio da definição de músculos aqui.