Unhas amareladas: saiba as principais causas e como tratar

As unhas amareladas podem ser mais do que um sinal de que você está exagerando no uso de esmaltes mais escuros. O problema pode ser um indicativo de alerta quando a saúde não anda muito bem. Nesses casos, é muito importante investigar para descobrir o que está acontecendo.

Na sequência, elencamos quais são os problemas de saúde mais comuns que podem provocar o amarelamento das unhas. Caso você se identifique com algum deles, não se desespere! Procure um médico para que ele faça o diagnóstico e recomende o tratamento mais adequado. Vamos conferir?

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Falta de vitaminas

Unhas amareladas podem ser sinal de que o seu organismo apresenta carência nutricional, ou seja, algumas vitaminas estão em falta, o que compromete a saúde e enfraquece o sistema imunológico.

Como tratar?

No caso de carência de vitaminas, é recomendado mudar a dieta e seguir uma alimentação mais saudável, com frutas, verduras, legumes, carnes, laticínios e grãos integrais. O fast-food e a comida industrializada devem ser deixados de lado para recuperar os nutrientes que estão faltando.

Para pacientes com deficiência mais severa de vitaminas, o médico ou nutricionista pode recomendar o uso de suplementos e complexos vitamínicos para que a recuperação seja mais rápida e eficaz.

Diabetes

O diabetes é outro problema de saúde que pode deixar as unhas amareladas, embora esse não seja o único sintoma da doença, que provoca o aumento da sede, da vontade de urinar e prolonga o tempo de cicatrização de feridas.

Como tratar?

Depois de diagnosticado por meio de exames laboratoriais, o diabetes é tratado com mudanças na dieta, com cortes no açúcar e nos carboidratos, prática de exercício físico, uso de medicamentos e, em alguns casos, aplicação de insulina. Controlado o nível de glicemia, os sintomas cessam.

Problemas na tireoide

As unhas também podem denunciar problemas hormonais, como é o caso de disfunções tireoidianas. O hipotireoidismo é uma condição causada pela baixa síntese de hormônios pela tireoide, enquanto o hipertireoidismo acontece pelo excesso dessa produção. Ambos causam alterações na velocidade do metabolismo de uma pessoa.

Como tratar?

As disfunções na tireoide são tratadas por meio do uso de medicamentos específicos para cada condição. Consulte um médico para que ele peça exames comprobatórios e você inicie o tratamento o quanto antes.

Infecções por fungos

As infecções fúngicas, também conhecidas como micoses, são uma das principais causas de amarelamento das unhas. Nesses casos, além da alteração de coloração, também pode haver presença de pus e partes ocas entre a unha e a carne.

Como tratar?

O tratamento de micose na unha pode incluir o uso de esmaltes e medicamentos antifúngicos via oral. O tratamento é longo e exige dedicação para se livrar do problema, voltando a ter unhas saudáveis.

Gostou de descobrir quais são as principais causas e como tratar as unhas amareladas? Não deixe de agendar uma consulta médica para receber um diagnóstico e começar o tratamento mais adequado para acabar com o problema e manter a saúde em dia.

Siga nossos perfis nas redes sociais — Facebook, Twitter, YouTube e Instagram — e fique por dentro de mais posts sobre saúde e bem-estar. Até mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.