Veja como fazer dieta low carb e ter uma alimentação mais saudável

Você já ouviu falar ou quer saber como fazer dieta low carb, mas não sabe de que maneira ela funciona? Bem, diferentemente da dieta cetogênica, que restringe por completo o consumo de carboidrato, a low carb é focada apenas na redução da ingestão de alimentos desse grupo.

Os carboidratos são os principais fornecedores de energia ao nosso corpo, desse modo, a partir do momento em que diminuímos as quantidades desse componente no nosso cardápio, o organismo é obrigado a utilizar gordura para continuar a funcionar, o que resulta no emagrecimento.

A dieta é indicada, principalmente, para quem deseja perder peso e tem boa saúde, visto que a restrição alimentar traz riscos quando a pessoa não está totalmente saudável. Para que você entenda os principais aspectos do assunto, preparamos este post com mais detalhes. Continue a leitura para saber mais!

Como fazer dieta low carb?

Inclua determinados alimentos no cardápio

Apesar de a dieta low carb restringir alguns alimentos, outros são liberados e ajudam no processo de emagrecimento. Sua alimentação deverá ser composta por comidas naturais, como vegetais, legumes, ovos, queijo, carnes, azeite de oliva e frutas com baixo carboidrato — coco, morango e abacate são boas opções.

Vale ressaltar que apenas os carboidratos simples não são indicados. Aqueles que são considerados complexos contêm fibras, que são absorvidas lentamente pelo nosso organismo, evitam alterações na glicemia e o acúmulo de gordura na barriga. Portanto, não tenha medo de consumir arroz integral, aveia, quinoa, batata-doce, macarrão integral e outros alimentos desse mesmo grupo.

Evite alguns alimentos

Você deverá evitar óleos refinados — que, apesar de serem zero carbo, passam por processos químicos —, alimentos que tenham trigo em sua composição — e isso inclui pães, bolos, pizzas e massas — e açúcares em geral. O açúcar fornece energia ao nosso organismo, que poderá ser gasta imediatamente em uma determinada atividade ou armazenada pelo corpo e transformada, na maioria das vezes, em gordura. Por isso, evite ao máximo esses alimentos.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Associe a dieta aos exercícios físicos

Para potencializar os resultados da dieta low carb, você pode segui-la e incluir atividade física na rotina. No entanto, é preciso ir com calma, pois o corpo utilizará outra fonte de energia. Comece com exercícios de baixa intensidade para seu organismo se acostumar. Além disso, é fundamental estar atento para perceber se há perda de massa muscular.

Beba, pelo menos, dois litros de água por dia

Muitas pessoas evitam a ingestão de muita água para fugirem do inchaço. Contudo, o líquido é essencial para eliminar as toxinas do corpo e também para facilitar no processo de digestão. Dessa forma, tente beber, pelo menos, dois litros de água no dia, mesmo que você não sinta sede.

Quais os benefícios da dieta low carb?

A dieta low carb proporciona diversos benefícios. Elencaremos os principais a seguir:

  • diminui o apetite;
  • previne doenças cardíacas e diabetes;
  • controla os níveis do colesterol bom (HDL) e ruim (LDL);
  • controla a pressão arterial;
  • reduz a circunferência abdominal;
  • diminui as taxas de triglicerídeo no sangue.

Quais os cuidados necessários ao optar por uma dieta low carb?

Para que a dieta cumpra o seu objetivo, ela deve ser feita de forma correta. Nada de reduzir drasticamente as quantidades de carboidrato do cardápio. Isso proporcionará o emagrecimento, mas trará consequências graves à sua saúde. Além disso, ela não deve ser mantida por um longo período e não é indicada para atletas, pessoas diabéticas, com insuficiência cardíaca e renal.

Viu só como fazer dieta low carb é uma boa opção para quem quer emagrecer? Entretanto, ter o acompanhamento de um bom profissional é fundamental para obtenção dos resultados e para alcançá-los de maneira saudável.

E aí, gostou do post? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos por lá!

Acesse o nosso site, para encontrar produtos na categoria: EMAGRECIMENTO.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.