Vitamina C: benefícios que vão muito além da prevenção de gripes e resfriados

A vitamina C é um dos nutrientes mais reconhecidos pelos seus benefícios para a saúde, sendo obtida facilmente pela alimentação ou por meio de suplementos vitamínicos. Ela é mais conhecida por atuar positivamente na prevenção de gripes e resfriados, mas os benefícios da vitamina C vão muito além disso.

Esse poderoso antioxidante protege contra a baixa imunidade, doença dos olhos, envelhecimento da pele e doenças cardiovasculares. Além disso, auxilia no fortalecimento dos vasos sanguíneos e regula os níveis de colesterol. É importante lembrar que a sua carência provoca uma doença conhecida como escorbuto, que apresenta sintomas como feridas que não cicatrizam, hemorragia gengival, dores nas articulações e inchaço.

Neste post, vamos mostrar 5 benefícios da vitamina C que você precisa conhecer. Confira!

1. Auxilia na saúde ocular

Os olhos são estruturas atacadas constantemente pelos radicais livres por causa de sua intensa e constante exposição à luz. Assim, devido ao seu efeito antioxidante, a vitamina C é capaz de preservar as células e tecidos oculares.

Além disso, esse nutriente ajuda a prevenir o surgimento de doenças nos olhos, como a catarata, sendo que os benefícios se potencializam se combinada com a vitamina E.

2. Previne doenças do coração

Devido ao seu potencial antioxidante, a vitamina C é uma boa aliada contra o acúmulo de colesterol nas artérias, de modo que a hipertensão arterial e a asteriosclerose são aliviadas ou evitadas por níveis saudáveis desse nutriente.

Assim, essa propriedade diminui — e muito — o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

3. Regula o estresse

Além de prevenir doenças cardiovasculares, a vitamina C proporciona muitos benefícios para pessoas que tiveram o sistema imunológico enfraquecido pelo estresse.

Assim, ela causa uma diminuição nos níveis de cortisol, hormônio impulsionado pelo estresse e responsável por diversos efeitos nocivos. Além disso, a vitamina age na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina, que afeta diretamente o humor.

4. Evita o envelhecimento da pele

A vitamina C é uma grande aliada contra o envelhecimento da pele por ser fundamental para a produção de colágeno pelo corpo, proteína responsável por produzir os tecidos dos vasos sanguíneos, ligamentos, tendões e pele.

Isso pode ajudar na cicatrização e no processo de cura natural de feridas que o corpo apresenta. Assim, manter uma alimentação rica em antioxidantes é uma maneira bastante eficaz de cuidar da saúde da pele e protegê-la contra a degradação de colágeno.

5. Regula o metabolismo

A vitamina C ajuda a regular os vários aspectos do metabolismo, como o controle dos níveis de açúcar sanguíneo e a absorção do ferro. Logo, esse antioxidante contribui para níveis saudáveis desses nutrientes no sangue, o que beneficia os diabéticos e pessoas com anemia.

Com isso, os níveis baixos de açúcar evitam que o corpo estimule a produção excessiva de insulina, um hormônio que causa a acumulação de gordura.

Como vimos, existem diversos benefícios da vitamina C, como a prevenção de doenças cardiovasculares, regulação do estresse, auxílio na saúde ocular, entre outros. Por isso, não deixe de consumir alimentos fontes desse nutriente, como frutas cítricas, brócolis, tomate e pimentão. Com isso, você garante a saúde geral do seu corpo.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como fortalecer cabelos e unhas!

Onde encontrar?

Para adquirir Vitamina C em cápsulas, clique neste link.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.