Potencialize seu treino com 8 vitaminas para dar energia e força

Você sabia que o sucesso na musculação depende, principalmente, da alimentação pré-treino? Por esse motivo, é fundamental consumir vitamina para dar energia e força. Assim, você se sentirá sempre estimulado e com disposição para as suas séries na academia.

Além disso, seu desempenho será maior e terá melhores resultados em sua aparência. Quer saber quais vitaminas são essas? Então, continue a leitura! Além de falar quais são, explicaremos as vantagens e como consumi-las corretamente. Confira!

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Quais são as principais vitaminas para dar energia?

Existem diversas vitaminas que estão presentes nos alimentos e que ajudam a proporcionar energia durante os treinos. Confira, a seguir, quais são elas.

1. Creatina

A creatina é excelente para contribuir com o ganho de força e com a explosão muscular, pois faz com que os músculos tenham mais energia para as atividades de curta duração. Aliás, esse efeito aumenta gradativamente, conforme os músculos ficam saturados. Como resultado, você conseguirá aumentar seu desempenho na academia, usando cargas cada vez mais pesadas e fazendo mais repetições.

A creatina está presente nos ovos, no leite e em carnes como bacalhau, linguado, atum, arenque, salmão, fígado, frango e carne vermelha. Entretanto, a quantidade é bastante baixa. Seria necessário comer cerca de 1 kg de algum desses alimentos em um dia para obter as quantidades ideais. Dessa forma, consumir suplemento de creatina pura é uma ótima opção para garantir bons resultados na musculação.

2. Maltodextrina

Trata-se de um carboidrato complexo composto de maltose e dextrina. A maltodextrina fornece mais energia durante treinos de alta intensidade. Além disso, evita a sensação de fadiga nas atividades físicas, mantém equilibradas as taxas de glicose nos músculos e ajuda na recuperação do tecido muscular.

A maltodextrina pode ser encontrada nos alimentos industrializados, como barras de cereais, leites infantis, linguiça e hambúrgueres. Porém, como ocorre com a creatina, para obter os benefícios mencionados acima seria necessária uma quantidade muito grande dos alimentos. Logo, o suplemento de maltodextrina é a melhor alternativa.

3. Cafeína

Quando consumida antes da prática de atividades físicas, a cafeína melhora o estado de alerta, diminui a sensação de cansaço e reduz a percepção de dor durante os exercícios. Assim, é possível realizar treinos mais pesados e por mais tempo. Como tem propriedades termogênicas, ajuda a queimar gorduras.

A cafeína é uma das vitaminas mais comuns para dar energia e força. Podemos encontrá-la naturalmente no café; nos chás preto, mate e verde; no guaraná; no chocolate e em refrigerantes de cola. Também há cafeína em cápsulas, sendo uma forma fácil e prática de ingerir a dose adequada.

4. Beta alanina

A beta alanina é um composto que atua diretamente nos músculos, aumentando a disposição e a performance e, ainda, reduzindo a acidez nos tecidos — essencial para evitar fadiga e câimbras. Também promove o efeito pump, que é o inchaço após o treino. Assim, estimula a irrigação muscular e aumenta a absorção dos nutrientes.

É encontrada em cápsulas com a dosagem adequada para esses resultados ou nos alimentos como aveia, cacau, centeio, aspargos, mandioca, batata, beterraba, berinjela, cenoura, abacate, ovo, milho e ervilha.

5. Ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que ajuda o organismo a converter os alimentos que ingerimos em glicose, fornecendo energia para o corpo. Em combinação com a vitamina B12, ele pode ajudar a aumentar os níveis de energia em indivíduos que sofrem de fibromialgia.

Essa vitamina está presente em vegetais de folhas verdes, como ervilha, feno grego, brócolis, alface e espinafre e em algumas frutas como uva, melão, banana, abacaxi e laranja. O ácido fólico pode ser encontrado em cápsulas, com a quantidade ideal para os resultados dos treinos.

6. Potássio

O potássio é um mineral muito importante na prática da atividade física, já que ajuda no processo de contração muscular, regulação dos batimentos cardíacos e manutenção da pressão arterial. Além de ser importante para a construção dos músculos, o potássio é fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos e para evitar a fraqueza muscular.

A deficiência dessa substância pode causar cãibras e, em situações mais graves, arritmias. As principais fontes de potássio são alimentos como damasco, abóbora, feijão, abacate, peixe, iogurte, morango, milho, melão, mamão e banana. Para obter a dose diária necessária, uma boa opção é optar pelas cápsulas de potássio.

7. Biotina

A biotina é considerada uma vitamina muito completa para quem pratica atividades físicas. Ela pode ser usada para diferentes partes do corpo, proporcionando benefícios estéticos e para o cabelo, como também para as pessoas que desejam perder peso ou aumentar a massa muscular.

Este último ocorre porque a vitamina apresenta um grande potencial de reparação dos músculos danificados após o exercício. Nessa situação, a biotina garante que o corpo tenha energia suficiente para a síntese de proteínas, fator essencial para estimular o crescimento dos músculos.

Outro benefício é a redução da gordura, já que a substância consegue controlar os níveis de açúcar no sangue. A biotina está presente em alimentos como nozes, lentilhas, semente de girassol, farelo de arroz e cenoura. Ela também pode ser encontrada em cápsulas, auxiliando na dose diária ideal para o corpo.

8. Q10

A coenzima Q10 desempenha papel essencial na produção de energia e controle dos batimentos cardíacos. Além disso, tanto as atividades de alta intensidade quanto as de longa duração podem causar fadiga. Essa coenzima ajuda a atenuar o problema por meio da sua função antioxidante.

Ela também faz parte das mitocôndrias, tendo participação importante no processo relacionado à geração de energia no tecido muscular esquelético. Assim, isso ajuda a melhorar o desempenho físico e prevenir danos aos músculos para quem se exercita.

A coenzima Q10 pode ser encontrada em carnes em geral, gergelim, milho, brócolis, espinafre e soja. Entretanto, o seu consumo por meio da dieta é insuficiente, por isso, a suplementação é uma boa opção.

Em quais situações o uso de vitaminas para dar energia é mais indicado?

Algumas situações exigem que o corpo tenha mais força e disposição. Por isso, o uso de vitaminas para esse propósito é muito importante, principalmente para quem faz atividades físicas. O público praticante de musculação, entre outros exercícios físicos, pode se beneficiar com o uso das vitaminas.

Elas auxiliam na melhora da performance, atuando na capacidade de recuperação muscular e crescimento, podendo ser consumidas em qualquer hora do dia. No entanto, é importante combiná-las com uma refeição que proporcione uma fonte de lipídeos de boa qualidade, já que a absorção dos nutrientes é facilitada.

Outra dica é ingerir as vitaminas com pelo menos quatro horas de intervalo, antes ou depois do treino.Além disso, as gestantes também precisam fazer o uso de vitaminas, pois têm benefício na suplementação de ácido fólico e ferro. Elas diminuem o risco de anemia e malformação fetal.

Vale ressaltar que é sempre recomendável ter a orientação de um profissional para indicar a dosagem correta dessas substâncias e qual é a melhor opção, conforme o resultado desejado. Portanto, se você deseja potencializar seus treinos e acelerar os resultados, é imprescindível o consumo da vitamina para dar energia e força.

Dessa forma, conseguirá ter maior rendimento, aumentando as cargas e realizando maior número de séries. Ou seja, essas substâncias fazem com que você treine além do que conseguiria sem a ajuda delas.

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