Vitaminas complexo B: como podem contribuir para a sua saúde

Com a correria do dia a dia e as preocupações com o trabalho, pode ser difícil praticar exercícios e tirar um tempo para si mesmo. Contudo, é muito importante cuidar da saúde para se sentir bem, física e mentalmente. As vitaminas do complexo B são muito úteis nesse sentido, pois apresentam vários benefícios, que já foram comprovados.

Mas você sabe, exatamente, o que são essas vitaminas e de que maneira elas podem contribuir para o seu bem-estar? Continue a leitura e veja como são importantes para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo.

Quais são as vitaminas do complexo B?

O complexo B possui em sua composição 8 vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água), que são lançadas no organismo por meio da corrente sanguínea. São elas:

  • tiamina;
  • riboflavina;
  • niacina;
  • ácido pantotênico;
  • piridoxina;
  • biotina;
  • ácido fólico;
  • cobalamina.

Elas têm a função de conservar a saúde física e mental. Além disso, são poderosas aliadas de quem pratica atividades físicas, pois atuam na produção de energia.

O que a carência de vitaminas do complexo B provoca?

A falta dessas vitaminas pode acarretar, entre outros sintomas:

  • anemia;
  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • dor de cabeça;
  • sonolência;
  • depressão;
  • cãibras.

Quais são os benefícios das vitaminas do complexo B?

Cada uma das vitaminas do complexo B possui benefícios próprios, como mostraremos a seguir.

Tiamina (B1)

Combate o estresse, pois intensifica a ação do sistema imunológico, a depressão e a fadiga. Auxilia na digestão correta dos alimentos e age transformando carboidratos e açúcares em energia, o que é bastante útil para quem pratica exercícios físicos.

Riboflavina (B2)

Previne o envelhecimento celular, uma vez que age como antioxidante, combatendo os radicais livres. Também atua no metabolismo dos aminoácidos, dos ácidos graxos e da glicose.

Niacina (B3)

Auxilia na transformação de gorduras e carboidratos em combustível para as células e no bom funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico. Uma das principais vantagens do seu consumo é o aumento da concentração do colesterol bom (HDL) no organismo.

Ácido pantotênico (B5)

Regenera e fortalece os músculos, atua no metabolismo de gorduras e carboidratos e na produção de anticorpos. Além disso, tem como função produzir hormônios sexuais e hormônios ligados ao estresse.

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Piridoxina (B6)

É fundamental para a produção de glóbulos vermelhos e também para a formação da bainha de mielina (cobertura formada por gordura e que protege as células nervosas e permite o transporte de mensagens entre os nervos). Também contribui para a manutenção dos padrões de humor e sono, pois aumenta a produção de serotonina e melatonina.

Biotina (B7)

Contribui para que cabelos, unhas e pele se mantenham saudáveis. Além disso, atua no controle dos níveis de açúcar no sangue e é fundamental para as gestantes, uma vez que favorece o desenvolvimento normal do bebê.

Ácido fólico (B9)

É essencial para gestantes, pois ajuda a evitar doenças do tubo neural no bebê. Também contribui para a conservação dos sistemas circulatório, nervoso e imunológico.

Cobalamina (B12)

Junto ao ácido fólico (B9), a cobalamina participa da produção das hemácias e da hemoglobina, proteína que faz o transporte do oxigênio no organismo. É muito importante para quem possui o hábito de se exercitar, pois acelera a regeneração e o crescimento muscular.

A produção de vitaminas do complexo B pelo organismo não é suficiente para manter uma boa saúde. Dessa forma, é preciso fazer o complemento por meio da alimentação ou do uso de suplementos vitamínicos. Embora seu consumo excessivo não cause hipervitaminose (intoxicação pelo uso exagerado de vitaminas), lembre-se de que é necessário consultar um médico. Ele vai analisar se a suplementação é realmente necessária e qual é a dosagem ideal.

Onde Encontrar?

Você pode encontrar as vitaminas diretamente no site da OficialFarma, basta clicar neste link

Você já conhecia os vários benefícios das vitaminas do complexo B? Estas informações foram úteis para você? Deixe o seu comentário!

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