Vitaminas para ganhar massa muscular: quais são e como usá-las?

As vitaminas são fundamentais para ganhar massa muscular. São elas as responsáveis pela estimulação das enzimas que realizam as reações químicas adequadas para o perfeito funcionamento do organismo. Dessa forma, a ingestão insuficiente de vitaminas é um grande problema e prejudica os resultados buscados através dos treinos.

Elas podem ser consumidas por meio da alimentação correta, mas para resultados mais corretos e efetivos, o ideal é que se faça suplementação vitamínica. Ingeri-las em cápsulas, além de ser mais prático, é mais eficaz, visto que ali há a concentração correta da substância.

Então, neste artigo apresentaremos as principais vitaminas para ganhar massa muscular, onde são encontradas e quais seus benefícios. Não deixe de acompanhar!

Vitamina A

Também conhecida por retinol, a vitamina A é essencial para a construção do tecido muscular, pois ajuda na quebra de proteínas em aminoácidos. Além disso, é extremamente importante no armazenamento de glicogênio, que é umas das formas de energia utilizadas pelo corpo.

Sendo assim, é indispensável na disposição e no ganho muscular. São excelentes fontes de vitamina A: cenoura, mamão, pêssego, manga, abacate, melão, tomate, couve, brócolis, gema de ovo, leite, fígado.

Vitaminas do complexo B

complexo B é composto por oito vitaminas que são facilmente dissolvidas em água e transportadas para todo o corpo através da corrente sanguínea. Vejamos abaixo quais são as vitaminas para ganhar massa muscular encontradas nesse composto:

Vitamina B1 — Tiamina

É responsável por metabolizar proteínas, gorduras e carboidratos, convertendo esses últimos em combustível para os treinos. Além disso, a tiamina contribui para a tenacidade dos músculos. É encontrada em nozes, arroz, amendoim, arroz, beterraba, gema de ovo, carne, peixe.

Vitamina B2 – Riboflavina

Possui ação antioxidante; ajuda na queima de gordura, na produção de adrenalina e de energia. São fontes de riboflavina: ovos, leite, repolho, vegetais, queijo, carne.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Vitamina B3 – Niacina

Converte gorduras e carboidratos em energia para a prática de atividades físicas. Por apresentar ação vasodilatadora, proporciona melhor transporte de nutrientes para os tecidos musculares. Os seguintes alimentos são ricos em niacina: batata-doce, peixe, leite, ovos, fígado, tomate, frutas frescas.

As outras vitaminas do complexo também são de fundamental importância no desempenho de exercícios. Aliás, a B6 e B12 têm papel importantíssimo na hipertrofia.

Vitamina C

vitamina C é excelente para a recuperação e crescimento muscular, além de acelerar a hipertrofia e evitar lesões. Portanto, consuma os seguintes alimentos: mamão, pimentão, morango, brócolis, frutas cítricas (tangerina, limão, laranja).

Vitamina D

Em especial a D3, além de ser considerada um esteroide natural, ainda aumenta a resistência e a força muscular, pois ajuda a desenvolver ossos fortes. Além disso, pode reduzir a pressão arterial alta. Está contida no salmão, atum e gema de ovo.

Vitamina E

Recupera e ajuda muito no crescimento das células do tecido muscular. A vitamina E é fundamental para que o corpo aproveite melhor a vitamina A e o ferro. São excelentes fontes: abacate, cenoura, peixes, óleo de girassol e de canola.

Enfim, são várias as vitaminas para ganhar massa muscular e fica difícil ingerir todas somente por meio da alimentação. Por isso, a suplementação é bem recomendada. Dessa forma, você conseguirá obter todos os benefícios citados e garantirá os resultados que sempre desejou.

Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro de todas as nossas dicas de alimentação, saúde e treino, então siga nossa página no Facebook e também no Instagram!

Onde Encontrar?

Você pode encontrar essas e outras vitaminas clicando aqui!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.