Você sofre com caspa? Veja o que influencia no aparecimento!

A caspa ou dermatite seborreica é um problema que incomoda inúmeras pessoas e compromete a boa aparência dos fios. A descamação, coceira, as casquinhas brancas que caem na roupa e a irritação no couro cabeludo são os principais sintomas que prejudicam o bem-estar das pessoas. Mas é importante esclarecer que o que causa caspa não é a má higiene.

O couro cabeludo é formado por pele, que descama normalmente devido à troca celular. No entanto, essa descamação é quase imperceptível. Quando há perda de pequenos pedaços de pele (os tais floquinhos), é sinal de inflamação, comumente chamada de caspa.

O seu surgimento pode ter várias causas. A seguir, listamos as principais. Não deixe de conhecê-las para saber se você está fazendo algo que contribui para o agravamento da caspa. Assim, saberá como evitá-la. Confira!

Usar água muito quente para lavar os cabelos

A temperatura da água é um dos principais fatores que influenciam no surgimento da caspa. Lavar os cabelos com água muito quente faz com que o couro cabeludo sofra uma perda excessiva de oleosidade. Desse modo, ele acaba produzindo mais sebo para repor a falta. Como a oleosidade em excesso aumenta a descamação da pele do couro cabeludo, o ideal é ajustar o chuveiro para temperaturas mais amenas.

Errar na quantidade de lavagens

A frequência de lavagens depende do tipo de cabelo (normal, seco, oleoso). Sempre que sentir que seus fios estão começando a ficar sujos, é hora de lavar. Caso contrário, haverá acúmulo de sebo no couro cabeludo. Como citamos no tópico acima, o excesso de sebo é um dos fatores que causa caspa.

Mas saiba que o excesso de lavagens, também, pode ser um problema. O shampoo remove a oleosidade natural do couro cabeludo. Assim, a pele age em um efeito rebote, produzindo mais óleo para a reposição, piorando o problema.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Dormir com os cabelos úmidos

Prender o cabelo ou dormir enquanto ele ainda está molhado contribui para o aumento da caspa, porque o couro cabeludo não seca direito e fica abafado. Do mesmo modo, o uso constante de bonés, chapéus, toucas e turbantes agrava o problema. Ainda, pode deixar os fios fracos e quebradiços.

Aplicar cremes direto no couro cabeludo

Os cremes para pentear e os produtos sem enxágue devem ser aplicados somente no comprimento dos fios e nunca no couro cabeludo. Ao serem utilizados da forma errada, deixam resíduos na região, fazendo com que a pela produza mais sebo e descame com facilidade. Pelo mesmo motivo, deve-se retirar totalmente o shampoo e o condicionador durante o banho.

Utilizar produtos errados

Há shampoos que agem como detergente no couro cabeludo, retirando toda a oleosidade natural. Como mencionamos, isso causa um efeito rebote, fazendo com que a pele produza ainda mais sebo, piorando a descamação. O ideal é utilizar produtos específicos para tratar o couro cabeludo, como:

  • Keranat: é um suplemente oral altamente eficaz que fornece os nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos. Ele age diretamente no interior da raiz e, por isso, diminui a queda, elimina a caspa, dá brilho e protege a cor natural;
  • shampoo com octopirox e óleo de melaleuca: as substâncias da fórmula têm ação antibacteriana, antifúngica, antisséptica e cicatrizante. Assim, retiram a oleosidade na medida certa e, ao mesmo tempo, inibem a irritação e descamação do couro cabeludo.

Portanto, agora que você já sabe o que causa caspa, mude seus hábitos que estejam errados. Fique atento na hora da lavagem e na escolha dos produtos. Afinal, existem alguns que pioram o problema da descamação do couro cabeludo, podendo causar, inclusive, feridas.

Só no site da OficialFarma você encontra produtos realmente eficazes e os melhores shampoos anticaspa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.