Você sabe quais são os motivos de insônia? Veja os principais!

A insônia é um distúrbio bastante comum e é caracterizado pela dificuldade de adormecer e manter o sono. Em geral, pessoas que sofrem desse mal começam o dia se sentindo cansadas, o trabalho e/ou os estudos são prejudicados, fora a falta de energia e os problemas de humor. Os motivos de insônia podem ser por fatores biológicos, psicológicos ou físicos.

A curto prazo, a falta de sono é responsável por um cansaço persistente e pelo aparecimento de olheiras. A longo prazo, isso pode comprometer a capacidade de se concentrar, de raciocinar e de criar. Além disso, a insônia provoca lentidão e pode causar doenças sérias, como obesidade e depressão.

Quer entender melhor o assunto? Neste post, vamos mostrar os principais motivos de insônia e por que afetam o sono. Confira!

Estresse

As várias preocupações do dia a dia (estudos, trabalho, família, entre outros) podem tirar a tranquilidade e aumentar os níveis de estresse de uma pessoa. Com isso, esses problemas podem manter a mente ativa durante toda a noite, o que dificulta o principal objetivo: adormecer.

Em geral, a insônia provocada por esse fator costuma ser curta, pois os períodos de estresse intenso não duram muito.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Hábitos inadequados

Maus hábitos também podem causar insônia, como usar aparelhos eletrônicos durante a noite, dormir e acordar em horários diferentes e em lugares desconfortáveis, dormir com a luz acesa, entre outros.

A luz atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono. Além disso, a presença de outros estímulos pode chamar a atenção do cérebro, o que o impede de descansar.

Por isso, o ideal é dormir em um local escuro e bastante confortável, longe dos aparelhos eletrônicos.

Ansiedade

Uma das principais causas da insônia é a ansiedade. As preocupações do dia a dia, as pendências do trabalho ou o receio de coisas que não aconteceram podem prejudicar consideravelmente a qualidade do sono. Isso porque afetam a forma de as pessoas lidarem com o futuro e com a preocupação.

Logo, é preciso fazer um esforço para não se preocupar durante a noite e, assim, aproveitar o momento de dormir para descansar e relaxar.

Depressão

A depressão é uma doença bastante grave e que pode provocar insônia. Ela atrapalha a boa noite de sono, além de outras instâncias da vida. A maioria das pessoas com depressão apresenta grande dificuldade em pegar no sono, e isso prejudica o rendimento no dia a dia e a qualidade de vida.

Problemas neurológicos e psiquiátricos

Além da ansiedade e da depressão, outros problemas neurológicos e psiquiátricos podem estar por trás da insônia. Entre eles, os principais são a doença de Parkinson, a esquizofrenia, o transtorno bipolar e o Alzheimer.

Como vimos, os motivos de insônia são muitos e trazem vários malefícios. Por isso, é importante buscar formas de tratar o problema para ter mais qualidade de vida. Vale a pena investir em produtos naturais que auxiliam no tratamento de insônia, como maracujá, erva-doce e kawa kawa. Inclusive, você pode encontrar esses nutrientes em compostos naturais.

Pare de sofrer com noites mal dormidas! A Melatonina pode ajudar você! Para saber mais, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.